top of page

Vício em Jogos

  • Foto do escritor: Elisa Matile
    Elisa Matile
  • 25 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2024


Nos meus acolhimentos, tenho recebido muitas pessoas buscando ajuda para o vício em jogos online mas, afinal de contas, existe vício em jogos?


O vício em jogos é um transtorno caracterizado pela dificuldade em estabelecer limites na atividade de jogar. Neste transtorno, a pessoa se torna dependente de estar jogando, investindo muitas horas e até mesmo dinheiro nos jogos, demonstrando irritabilidade e sentimentos de angústia em situações em que não pode jogar. O transtorno é reconhecido como jogo patológico.


O surgimento do vício em jogos é multifatorial podendo ser influenciado pelo tipo e frequência do jogo, pelo estado emocional do indivíduo e também por alterações nos neurotransmissores do cérebro, especialmente a dopamina. 

O jogo patológico gera uma dependência semelhante à dependência química, como o vício em álcool e drogas. Ao se aventurar em um jogo prazeroso, são secretadas noradrenalina e dopamina, que causam a sensação de alívio e prazer. Assim, jogadores patológicos precisam jogar cada vez mais para obter o mesmo sentimento de antes. 


O vício em jogos é tratado da mesma forma que diversos outros vícios: por meio da psicoterapia e, se possível, grupos de apoio.


Na psicoterapia, a pessoa aprende a identificar os sentimentos e comportamentos que a levaram a desenvolver o vício, podendo então agir sobre eles para ir direto na raiz do problema.


 
 
 

Comments


bottom of page