top of page
Foto do escritorElisa Matile

Sobre trauma emocionais

O termo “trauma” foi usado por Freud para descrever eventos emocionalmente dolorosos e avassaladores que podem ter efeitos duradouros na psique de alguém. 

O que pode ser traumático para uma pessoa pode não ser para outra, pois depende de fatores individuais e da forma como cada pessoa lida com tais experiências.


Quando uma pessoa passa por alguma experiência ruim em sua vida, ela retém essa vivência no seu inconsciente e ao se deparar com situações parecidas em outro momento da sua história, pode recordar sua experiência e desenvolver uma série de sintomas que que podem surgir nas mais variadas formas: desde dores físicas, como somatização, até mudanças sociais e psíquicas, como irritabilidade, ansiedade, tristeza profunda, queda na produtividade etc.


Entre os eventos traumáticos podemos citar: abuso físico, sexual ou emocional, negligência, bullying, acidentes, desastres naturais, violência urbana, guerra, perda de um ente querido, etc. 


Durante a análise pessoal, o indivíduo consegue elaborar seu trauma com mais facilidade, identificando as vivências que passou e as dores que sofreu em um ambiente seguro e acolhedor, e dessa forma elaborar as memórias traumáticas, bem como dos processos inconscientes que podem estar associados a elas. O objetivo é aliviar os sintomas e ter uma compreensão mais profunda dos processos inconscientes ocultos no trauma, buscando uma transformação e uma cura duradoura.


O apoio de familiares e amigos pode ser crucial durante o processo de recuperação, fornecendo um sistema de suporte que encoraja a resiliência e o bem-estar. Reconhecer o trauma e buscar ajuda são passos fundamentais para a cura e a recuperação emocional.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page