Num mundo onde somos bombardeados de informações o tempo todo, é comum nos vermos, muitas vezes, sem conseguir organizar nossos próprios pensamentos.
Muitas vezes chegamos ao final do dia com a sensação de estarmos sufocados pelas demandas e não sabemos o que fazer para nos desafogar.
Você sabia que escrever é uma alternativa?
Brain Dump, na tradução literal, despejo do cérebro, é um método que pode te ajudar. Com o intuito de reduzir a carga mental, o método consiste em passar para o papel tudo aquilo que está na sua cabeça.
Pensamentos, sentimentos, compromissos, memórias, seus planos. A ideia é escrever sem regras, sem preocupações e sem julgamentos.
Passar o que está na sua cabeça para o papel pode te ajudar a ter um melhor entendimento dos seus sentimentos, lembrar acontecimentos ou compromissos e a diminuir o estresse e a ansiedade.
Segundo a especialista em comportamento Cláudia Ganhão, “o Brain Dump é o ato de expressar e registrar todos os pensamentos, ideias e preocupações que estão na sua cabeça, de uma forma consciente sem qualquer tipo de julgamento.”
Você decide a frequência com que vai escrever, uma vez por dia ou por semana, por exemplo, e o que vai fazer com seus escritos depois. Ler de novo o que você escreveu é uma boa forma de saber o que mudou nesse tempo.
Se quiser, você pode organizar seus pensamentos por categorias e/ou prioridades como uma forma de te ajudar a planejar seus dias e com isso melhorar sua produtividade e foco.
Pode até parecer estranho que algo tão simples como escrever possa ajudar tanto, mas existem diversos estudos na psicologia que mostram os benefícios da escrita.
No final da década de 80 o psicólogo James W. Pennebaker desenvolveu uma forma de terapia escrita, a escrita expressiva. Essa técnica é utilizada até hoje por muitos psicólogos como uma ferramenta dentro do processo terapêutico.
Yorumlar