top of page

Ansiedade e Angústia

  • Foto do escritor: Elisa Matile
    Elisa Matile
  • 12 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Quando falamos de ansiedade e angústia normalmente estamos nos referindo a sentimentos negativos e grande apreensão e muitas vezes confundimos esses sentimentos.

Angústia e ansiedade são sentimentos diferentes.


A ansiedade está intrinsecamente ligada às expectativas que uma pessoa tem em relação ao futuro.É uma reação natural do corpo que ocorre diante da perspectiva de perigo. 

Não é preciso uma ameaça real para que a ansiedade se faça presente: a simples ideia, ou antecipação, da ameaça é o bastante. Envolve uma série de outros fatores como a falta de controle da situação, a incerteza, e vulnerabilidade e a incapacidade de obter os resultados desejados, é permeada por questões de “e se”.

O indivíduo ansioso não consegue lidar com nenhum tipo de incerteza, está sempre pensando em possibilidades perigosas que são pouco prováveis, e isso causa sintomas exacerbados de ansiedade. Também é possível que o indivíduo veja perigo onde ele não existe, o que é comum em situações de fobia.

A experiência da ansiedade constante e/ou intensa pode resultar em sintomas físicos perturbadores, como dores de cabeça, sensação de exaustão cognitiva, dificuldades respiratórias, aperto no peito, garganta seca, taquicardia, desconforto gastrointestinal, como dores de estômago e náuseas, e distúrbios intestinais, como diarreia.


A angústia é caracterizada por um sentimento negativo acentuado que parece não ter fim, costuma surgir sem causa aparente. Está intrinsecamente conectada à busca incessante por um sentido de completude e plenitude. Para Lacan, a angústia emerge quando nos deparamos com o vazio existencial e a sensação de incompletude dentro de nós mesmos, estimulando reflexões profundas sobre nossa própria existência e propósito.

Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros.


A ansiedade é uma apreensão exagerada em relação ao futuro, enquanto a angústia é um sofrimento relacionado ao presente.

A psicoterapia pode te ajudar a minizar esses sofrimentos.


 
 
 

Comments


bottom of page